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27/03/2019

O fim dos acidentes?

Essa pergunta é antiga: quando seria possível acabarmos com os acidentes de trânsito?  Esse questionamento, por muitos,  é tido como uma possibilidade utópica, algo realmente impossível.
Mas o fato real, sabem aqueles que estudam a fundo o problema, é que a falha humana produz na imensa maioria dos casos os resultados catastróficos que conhecemos.
A indústria aeronáutica já demonstrou, em seu processo de redução contínua de acidentes, que a automação de rotinas e a adoção de tecnologias de segurança ativa e passiva tornaram voar, um dos meios mais seguros de locomoção.
Quando dominarmos uma tecnologia confiável e robusta no trânsito terrestre, atingindo 100% de automação nos deslocamentos, deixando o fator "humano" de fora do controle, poderemos sim chegar muito próximos da erradicação das mortes e dos feridos no trânsito.  O caminho, penso eu será esse, vários países investem nesse sentido. O caso abaixo é mais desses exemplos.



Blog Folha

Carros terão de ‘ler’ placas e reduzir velocidade sozinhos, prevê nova regra europeia

Os carros, vans, ônibus e caminhões novos vendidos em países europeus terão de possuir um mecanismo para detectar o limite de velocidade da via em que estejam e reduzir a marcha para se adequar à ele, segundo um acordo aprovado de maneira provisória pela União Europeia nesta terça-feira (26).
A medida ainda precisa passar por votação formal no Parlamento da União Europeia e nos Legislativos nacionais, e está prevista para entrar em vigor a partir de 2022.
De acordo com a nova regra, os veículos terão de possuir câmeras capazes de ler as placas de trânsito e usar informações de GPS para detectar a velocidade máxima em cada via por qual circulam e, assim, adaptar-se a ela.
Ao detectar que o carro está acima do limite, o sistema soará um alerta e reduzirá a velocidade automaticamente. O programa, chamado de ISA (Assistente Inteligente de Velocidade), não acionará os freios, mas reduzirá a potência do motor quando julgar necessário.

 https://youtu.be/SoZLrZTnUGs


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