Pesquisar este blog

09/08/2010

Sem desculpas, por favor!


A minha breve passagem pela fiscalização de trânsito rendeu numerosas histórias (e algumas multas para os infratores...). Em muitas ocasiões cheguei a pedir que me "beliscassem" para ter certeza de que não estava sonhando. Diariamente presenciava inúmeras situações que colocavam em risco a segurança e a vida das pessoas que transitavam pelas vias . Mas das inúmeras infrações que constatava, ver crianças soltas e desprotegidas nos veículos, sempre foi o que mais me causava indignação.

O transporte irresponsável de crianças é uma daquelas situações que com atitudes simples poderíamos proteger, com grande eficácia, essas 'pessoinhas' que tanto amamos. Nas vezes que abordei condutores nessa situação, as desculpas foram sempre as mesmas: "...Mas eu não corro; Ela (a criança) não quer usar; Me esqueci!"

A campanha* acima é clara: Chega de desculpas! A segurança dos pequenos é responsabilidade de todos, por isso, reclame, faça cara feia ao ver um (i)responsável levar uma criança sem o cinto de segurança, no colo, no banco da frente de um carro ou em pé, sobre os bancos. Chega de desculpas, como diz na foto acima: AS DESCULPAS ACABAM QUANDO UM CARRO CHOCA-SE NO SEU!
*Fonte dos folders: http://www.carseat.org/