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24/08/2010

Abraçando a vida



Existem discussões a respeito da eficácia ou não de campanhas educativas no trânsito. Penso que em boa parte das vezes o que acontece é um grande desperdício de tempo e dinheiro, pois, a complexidade das variáveis envolvidas nas questões de trânsito requer bem mais do que distribuição de folderes e algumas poucas vinculações de propagandas na televisão e no rádio. As soluções de nossos problemas nessa área, passam necessariamente, pela adoção de medidas simultâneas e permanentes em vários pontos como, por exemplo: Sistema coercitivo (leis e fiscalização), Sistema educacional (formação de condutores e população em geral) e Sistema econômico-social (mudança de cultura comportamental e de consumo).
Mas no caso em questão (campanhas educativas) outro problema, talvez mais importante ainda, é que essas ações de publicidade, via de regra, não conseguem estabelecer nenhum tipo de comunicação eficaz com a população. As pessoas não são 'tocadas' pelas mensagens que: Ou têm um caráter moralista e coercitivo (não faça isso, não faça aquilo...); Ou simplesmente reforçam aquilo que todos já sabem (não exceda a velocidade, respeite os pedestres, etc.).
Informar nunca é demais, porém, é necessário saber 'tocar o outro com a mensagem desejada, sem isso não há comunicação.
Um exemplo positivo do que digo é o trabalho realizado pela Sussex Safer Roads (SSR), organização inglesa empenhada em propiciar um trânsito seguro, levando em conta a ação integrada entre fiscalizar, gerenciar adequadamente o sistema viário e educar constantemente a toda população. Abaixo deixo o link de um vídeo que avalio como digno de prêmio pela sua criatividade. A SSR prova que é possível ser bem sucedido em uma ação de informação e educação de trânsito, olhem, é uma mensagem preciosa.