Pesquisar este blog

07/10/2010

MAS QUE INVEJA!

A EUROPA: A malha ferroviária da Europa é composta por mais de 280 mil quilômetros e seus trens, além de rápidos, são muito confortáveis, pontuais e econômicos, sendo possível atravessar de um país a outro em poucas horas. Somente na Suiça, foram 322 milhões de passageiros em 2008!

NO BRASIL: Não existem mais trens regulares de passageiros, tirando apenas duas exceções (os trens da Vale do Rio Doce, Belo Horizonte-Vitória e São Luiz-Carajás) e uns poucos trens metropolitanos. Os dados do Anuário Estatístico dos Transportes Terrestres mostram que em 1996, eram 4,3 milhões de passageiros e em 2005, foram apenas 1,5 milhão nas poucas linhas que ainda resistem.

São exemplos extremos, mas pelas nossas características geográficas não usar massivamente o trem como meio de transporte de cargas e pessoas é, no mínimo, uma falta de inteligência! O preço de instalação de uma ferrovia é considerado alto somente para aqueles que não conseguem ver a médio e longo prazo. A Europa e muitas outras regiões do mundo provam que esse é um meio de transporte que se paga. Economia e redução de tempo nos deslocamentos, de emissão de poluentes e diminuição de acidentes são apenas alguns dos seus pontos positivos. Hoje (ver notícia link abaixo) foi divulgado um grande investimento pelos britânicos (US$ 1,1 bilhão) em trens de alta velocidade para aquele país. E nós, aqui no sul do Brasil, levamos mais de trinta anos para completar um trecho de 30 km de um trem metropolitano!

Que inveja!



P.S.: A inveja é uma merda!!!


* notícia: