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30/07/2010

Para onde vão as calçadas quando morrem?

Uma calçada pode morrer? Pois bem, pode sim. Nas cidades, em especial as brasileiras, a morte do ar puro, do verde, do convívio com o outro, do patrimônio histórico e cultural é uma rotina infeliz. O automóvel por si só não pode ser visto como vilão, em verdade ele é uma ferramenta que usamos para ganhar tempo e dar qualidade de vida a todos. No entanto, como um remédio que exageramos na dosagem acabamos por sofrer efeitos colaterais graves. O uso excessivo desse único meio de transporte está causando a morte (literal) das cidades e de seus habitantes. A ciranda desse problema é mais ou menos assim: O espaço nas vias é cada vez menor pela quantidade de veículos, Os congestionamentos aumentam; A poluição aumenta; A população reclama; Os órgão públicos realizam obras; O problema não diminui; A população reclama mais ainda; As vias são alargadas; Mais carros vão às ruas; A poluição aumenta; Os gestores públicos asfaltam vias (aumentam os alagamentos) e posam para fotos em suas obras; Aumentam os acidentes, atropelamentos; A população reclama, mas, via de regra apóia que as calçadas sejam mortas para ter mais ESPAÇO para os carros...
É claro para mim que qualquer vida humana tem mais valor do que um bem material, porém, as calçadas deveriam ser ampliadas e vistas como 'reservas' de preservação ambiental e não o contrário! Nesses locais a vida transita de forma livre e sem a proteção de armaduras de metal que os carros fornecem. As calçadas quando morrem, deixam sem proteção todos os seres que por ali passavam e viviam!

Começa sempre da mesma forma o discurso para o fim de uma calçada: Precisamos de espaço, é o progresso, é inevitável. Afinal é só uma calçada e algumas árvores (?). Tenho que informar para aqueles que são a favor da diminuição de passeios públicos que não será dessa forma que uma cidade se tornará 'moderna' e avançada, é exatamente ao contrário em todos os países desenvolvidos e que valorizam as pessoas. Certa vez li que o nível de civilidade de um país se mede pelo tamanho de suas calçadas. Valorizar o deslocamento a pé, as ciclovias o transporte público é antes de tudo respeitar o ambiente e permitir à população viver em um espaço saudável. Os automóveis são bem vindos, porém, é necessário que seu uso se dê racionalmente e que haja um forte controle sobre os mesmos, devido ao seu alto potêncial poluidor, mas principalmente, o uso do carro deve ser pensado sempre em conjunto com outras formas de deslocamento. É muito triste para uma cidade ou um país visualizar unicamente uma forma de deslocamento, é necessário dar às pessoas a possibilidade de optar por vários modais de movimentação, todos eles com segurança e acesso universal à comunidade.

Enfim, não será atacando as calçadas e aumentando desenfreadamente o espaço para os automóveis que os problemas de trânsito se resolverão (isso já se provou em S. Paulo, por exemplo), essa é a falsa e cômoda solução encontrada por alguns administradores públicos. Precisamos aceitar que da forma que estamos agindo, nunca haverá espaço para um carro por habitande em cidade nenhuma do mundo! Repito, é necessário um sistema viário de múltiplas possibilidades de deslocamento, racionalizando o uso de cada modal e não dando exclusividade a somente um. Bom senso, educação viária para a população e coragem para enfrentar esses desafios são urgentes em nossa sociedade, mas isso parece algo distante.

Em recente pesquisa, em um jornal da cidade de Caxias do Sul, foi perguntado à população se ela seria a favor da redução do tamanho da calçada em uma importante via, visto que será inaugurado um shopping nas proximidades. Bom, 62% aceitaram a proposta da prefeitura de reduzir a calçada (ver fotos). Ainda precisamos avançar muito ainda, tanto polítcos quando sociedade em geral precisam enxergar logo que se não repensarmos nossos conceitos a vida nas cidades tende a piorar mais e mais.
Pensando melhor acho que já sei para onde vão as calçadas quando morrem, talvez elas sigam para o mesmo lugar onde foram parar a qualidade de vida e o respeito aos pedestres.