Pesquisar este blog

23/04/2010

Testes de segurança

A indústria automobilística investe pesado no aperfeiçoamento dos itens de segurança dos veículos. No entanto, nem sempre foi assim, na verdade, somente quando os acidentes e os resultados dos mesmos começaram a causar comoções na sociedade, principalmente americana, foi que se iniciou a 'corrida' pelo desenvolvimento de máquinas mais seguras. Um bom exemplo está nos vídeos postados abaixo. Fica claro a evolução dos projetos oferecidos atualmente, em comparação aos modelos dos anos cinquenta, por exemplo. Em tempos passados associava-se segurança no trânsito, exclusivamente, a espessura das placas de metal e a força do motor, quanto mais pesados, duros e imponentes, mais seguros eram tidos esses carros.
Hoje sabemos que isso não é exatamente o principal fator para a segurança, pois, mesmo com a evolução constante dos componentes de segurança os traumas durante os movimentos de trânsito continuam a existir e, em vários lugares do mundo aumentam progressivamente.
Isso nos leva a pensar que talvez o problema não sejam as máquinas...

Mas mesmo assim, os vídeos são muito interessantes, pois nos lembram de nossa fragilidade e alertam para que nos lembremos sempre: As máquinas podem ter conserto, mas nós muitas vezes não.



http://xpock.tv/play.php?vid=2587 (Crash test veículo antigo x veículo atual)
http://xpock.tv/play.php?vid=1020 (Crash test Fox)
http://xpock.tv/play.php?vid=1886 (Crash test Smart car)