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30/04/2010

Possibilidades sustentáveis




Todos sabem dos impactos negativos gerados pelos veículos automotores ao meio ambiente. No entanto, existem cientistas pensando em soluções, ou no mínimo tentando “fazer uma limonada desses limões”. A transformação da energia cinética dos carros em energia elétrica é, sem dúvida, uma grande ‘sacada’, algo que por aqui deveria ser pensado e aplicado urgentemente. É possível ainda, usando o mesmo princípio para os veículos, gerar energia com o trânsito de pedestres, trens, bicicletas e até mesmo de aviões nas decolagens e pousos http://www.innowattech.co.il/swf/ipt.htm
Idéias desse tipo nos fazem lembrar a necessidade de inovar constantemente, não podemos nos acomodar com a realidade por vezes caótica em nossas vias. Soluções existem, se ainda não as encontramos é sinal que precisamos pensar um pouco mais!
Abaixo, segue reportagem que trata do assunto, bem como um link para a empresa britânica que está desenvolvendo ‘lombadas-geradoras’, leiam vale a pena!
"Se depender de engenheiros britânicos, brevemente, o trânsito das cidades vai produzir energia elétrica. Quem explica é o correspondente Marcos Losekann.
Não é apenas uma lombada ou redutor de velocidade para evitar acidentes de trânsito. É o que os inventores ingleses já batizaram de ‘rodo-elétrica’, uma pequena usina de energia movida a tráfego de veículos.
O segredo está embaixo do equipamento que pode ser instalado em qualquer rua, avenida ou em rodovia. O peso dos carros, caminhões e ônibus aciona uma espécie de manivela que faz girar os dínamos responsáveis pela produção de eletricidade. Uma forma ecologicamente correta de tirar proveito do trânsito.
De acordo com os inventores, em uma rua de movimento regular com um veículo passando, mais ou menos, a cada dez segundos, um redutor de velocidade pode produzir energia suficiente para abastecer duas casas de porte médio. Mas a ideia é usar essa eletricidade na própria rua. Nesse caso, daria para manter oito semáforos funcionando, ou até 50 postes com as lâmpadas acesas. O sistema pode funcionar dia e noite e acumular a energia que sobra em baterias, para garantir eletricidade nos períodos de menor movimento.
“Cada equipamento custa o equivalente a R$ 70 mil”, explica o inventor. “Mas com a energia gerada, o investimento se paga em três anos”. Nada mal, considerando que o tempo de vida útil de um redutor de velocidade como este é de 12 a 15 anos. A Prefeitura de Paris foi a primeira a comprar uma série desses redutores de velocidade para instalar nas ruas mais movimentadas e perigosas da capital francesa. A ‘cidade luz’ vai ter mais um motivo para justificar esse apelido".
Fonte: G1.com (capturado em 28/04/2010)

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1254956-7823-REDUTOR+DE+VELOCIDADE+PODE+SER+USADO+PARA+PRODUZIR+ENERGIA+ELETRICA,00.html (REPORTAGEM GLOBO)

http://www.hughesresearch.co.uk/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=29&Itemid=48 (HIGHWAY ENERGY SYSTEMS LTD)