Texto do jornalista Ronaldo Lemos.
"O futuro do transporte é elétrico"
Andar por cidades chinesas como Hangzhou e Shenzhen causa um estranhamento para quem é brasileiro. Ambas são megalópoles de
9 milhões e 12 milhões de pessoas. No entanto, o tráfego de veículos
nessas cidades é curiosamente silencioso.
Furgão itaipú E-400, da brasileira Gurgel. 1981. Segunda a fabricante, podia rodar 100km. |
Os rãããããã e tssss que são constantes nas cidades brasileiras estão desaparecendo por lá. A razão é simples. Boa parte dos veículos é elétrica.
Tome-se o exemplo de Shenzhen. A cidade tem hoje 100% da sua frota constituída de ônibus elétricos. Só como base de comparação, Shenzhen tem 15.500 ônibus. São Paulo, 14.500. Em dez anos, a cidade aposentou a integralidade da frota a combustão. Com isso, adotou ônibus de última geração movido a baterias. Não há fios elétricos que ficam faiscando, nem motoristas desesperados tentando encaixar polos que se soltaram. E as baterias usadas são de fosfato de ferro, recicláveis.Mas quanto custa carregar esses ônibus? Uma carga completa com autonomia de 300 quilômetros custa R$ 120. No caso dos carros, uma carga completa que permite circular por 400 quilômetros custa R$ 20.
Converter a frota de veículos de uma cidade para elétricos cria um
círculo virtuoso. Com sua disseminação surge uma nova infraestrutura
capaz de armazenar eletricidade. Baterias podem ser carregadas a partir
de qualquer fonte, seja na tomada ou por painéis solares.
Cada dono terá incentivo para carregar seu carro fora do horário de
pico para pagar menos. E também para comprar um painel solar (ou exigir
que seu condomínio instale um). Com isso pode zerar seu custo de
deslocamento. Mais do que isso, em casos de falta de energia, as cidades
podem direcionar seus ônibus para hospitais e outros lugares críticos. A
bateria de cada um funciona como um gerador móvel.
Os sinais de que o futuro do transporte é elétrico estão em toda a
parte. Todas a montadoras estão lançando carros nessa modalidade.
Só existe um lugar que tem aversão a isso: o Brasil. Em nosso país,
os carros e motos elétricas são tributados de forma punitiva. Quem
compra um carro elétrico no Brasil paga 50% de impostos...
Tecnologia de carro elétrico já no ano de 1905. EUA |
Mais em: Folha de São Paulo, 03/06/2019.