Pesquisar este blog

12/04/2019

Leis do movimento

"Em 1687, Issac Newton, publicava seu livro Princípios Matemáticos da Filosofia Natural. A produção do tratado foi um divisor de águas na história da ciência, sendo considerada por muitos a obra científica mais importante já publicada! É uma obra dedutiva em que, a partir de muitas proposições gerais, as propriedades mecânicas são demonstradas em forma de teoremas.  A obra, escrita em latim, foi dividida em três tomos. 
O livro um, “Axiomas e as leis do movimento”, é sem dúvida a parte mais conhecida da obra. A primeira lei de Newton afirma que cada objeto continua fazendo o que estiver fazendo em seu estado de repouso ou de movimento uniforme, a menos que uma força seja exercida sobre ele. Assim, o estado de inércia se torna a primeira lei, ou o primeiro axioma. A segunda lei estabelece que a força resultante sobre um objeto é igual à taxa de variação de seu momento linear num referencial inercial. A terceira lei estabelece que todas as forças entre dois objetos existem em magnitude igual e em direção oposta."
     Nosso CTB, em sua essência, nos ensina a respeitar as leis universais que Newton registrou em sua obra-prima!  Entender essas regras da física é a base para qualquer processo educacional de  mobilidade segura. Você até pode enganar o fiscal, mas as forças da física jamais podem ser burladas e o preço que se pode pagar é muito maior que alguns pontos na CNH.