Pesquisar este blog

17/05/2012

Ciclo "Tripas"

Mais uma vez a cultura do automóvel se faz presente em Porto Alegre. A prefeitura (até que enfim) resolveu iniciar algumas obras cicloviárias e pensa estar fazendo algo tão bom, tão bom, que as críticas que recebe parece não levar a sério! Esses dias, ao ouvir uma entrevista de um responsavel (?!) pela EPTC, onde se falava das inaugurações de ciclovias, o repórter perguntou sobre a largura das mesmas. O técnico (?) da prefeitura disse que isso era o possível, e as mesmas estavam dentro das normas (tá bom, me engana...).
Papo furado, a verdade verdadeira é simples: Se faz alguns arremedos de faixas vermelhas, sem cuidar de larguras mínimas, e outras questões de segurança para ver se param de 'encher o saco'!
 Lembremos que a lei obriga a prefeitura investir em ciclovias/faixas (então deixemos bem claro, não é favor ou bondade fazer essas obras).  Parece que por  que a população cobra, o MP cobra, e a mídia fica em cima então faz-se algo meia boca... Dessa forma NÃO perturba-se o espaço dos "carros",  os ciclistas NÃO podem reclamar que obras não estão sendo feitas; e a imprenssa ganha manchetes para seus  programas.  Fazem-se inaugurações patéticas para a mídia e assim vai se empurrando o engôdo para a população, vejam que foi necessário o Ministério Público abrir uma ação exigindo da prefeitura os investimentos corretos. As ciclovias/faixas são bem-vindas, mas por favor façam bem feito, não essas ciclo TRIPAS!
Nova Iorque: pelo menos um metro separa ciclofaixa de carros estacionados.




















Pô, fala sério!! Será que não dava prá fazer uma faixa maior???