


Toda ideia que traz segurança ao trânsito é bem vinda e merece ser celebrada, e quando o foco é a segurança dos pedestres devemos ter um olhar mais atento ainda. Uma empresa americana desenvolveu um produto bem simples, porém, altamente útil, pois, possibilita aos condutores serem informados sobre a aproximação de pessoas em áreas de travessia. Quando o equipamento detecta que alguém irá cruzar a faixa, sinais luminosos são ativados automáticamente avisando que é preciso respeitar aquele espaço.
É um sistema que poderia salvar muitas vidas aqui em nossas cidades. Quer saber mais? Dê uma olhada no endereço abaixo.
http://www.migmasys.com/Pedestrian_Detection.html


Já houviram falar? Então vejam mais em: http://www.apocalipsemotorizado.net/2010/03/11/peladai-vos-uns-aos-outros-3a-pedalada-pelada/
Mais do que chocar, essas pessoas querem chamar a atenção para algo muito importante: A falência de nosso modelo de trânsito e transporte, principalmente nos centros urbanos. Conforme defende Luddista*:
" A Pedalada Pelada certamente questiona outros valores além da predominância dos motores nas ruas. Aceitar a bicicleta como um veículo legítimo e digno de respeito talvez não tenha relação direta com a quebra do falso-moralismo pré-histórico que ainda assola o Brasil... Talvez aceitar a nudez não sexualizada esteja tão distante quanto incorporar a bicicleta realmente ao cotidiano das cidades e das políticas públicas..."
É uma pena, mas as nossas ruas não são nossas. Sei, é um paradoxo, mas é a pura verdade, pelo menos é isso o que acontece aqui nos trópicos. As máquinas de metais se apoderaram das ciadades, deixando os pobres seres de carne e osso restritos às beiradas de vias mal conservadas, mal iluminadas e via de regra fétidas. Parece uma visão do apocalipse, mas é somente como estão as ruas e estradas de nossas cidades. Quem dera poder atravessar a rua com a tranquilidade desses'cabeludos' aí de cima. Quem me dera ser dono da rua, quem me dera poder ser eu e não os carros, caminhões e motos os donos das vias. É a lei do mais forte e viva mais quem tiver sorte...
