Veloz, silencioso, seguro e elegante. Anúncio de 1904 |
Entre as inúmeras inovações científicas que o mundo experimentou nos últimos séculos, com certeza, o uso da eletricidade foi uma das mais impactantes. Entre a segunda metade do século XIX e as primeiras décadas do século XX a industrialização foi frenética, em especial, no Reino Unido e Estados Unidos. O domínio da tecnologia elétrica gerou uma euforia sem precedentes nesse contexto. A iluminação de casas e cidades tornou o dia mais longo, as indústrias podiam produzir por muito mais tempo e a vida ativa não dependia mais somente da luz do sol.
Nesta mesma época, os automóveis também estavam dando seus "primeiros passos". Uma das questões que se impunham era qual seria a matriz de energia para movimentá-los? As opções possíveis e disponíveis eram o carvão (uso do vapor), a eletricidade (motores elétricos) e o motor à explosão (uso petróleo).
Esse foi o contexto histórico onde ocorreu a gênese da indústria automobilística, a matriz energética vencedora todos sabemos qual foi, bem como o preço de tal escolha.
Anúncio de 1909. |
Anúncio em revista. Ano de 1909. |
Mais aqui.